quarta-feira, agosto 20, 2008

A Encarnação do Demônio


Chamar de cinema de autor a obra de José Mojica Marins é um eufemismo. Seus filmes estão mais para um cinema de idiossincrasias, tão exageradas, explícitas e fascinantes quanto incoerentes. É lugar-comum dizer que seu mítico personagem, o Zé do Caixão, encarna as contradições do Brasil. O coveiro que busca a mulher que gerará a prole perfeita representa as contradições do próprio mundo contemporâneo. Zé do Caixão é a alegoria do intelectual, cientista ou artista moderno: alguém que quer ser maior do que Deus, mas através de meios exclusivamente humanos, materiais. Atingir a imortalidade na mortalidade, experimentar, torturar, provocar a carne além dos seus limites, para que ela se transforme, de alguma maneira que não se sabe exatamente como, em algo superior, mais evoluído, mais puro, mas sem deixar de ser carne.

É em tal perspectiva que se compreendem os rituais pagãos – mas sem nada de mágico, a não ser a magia da própria matéria orgânica, vermelha, quente – do sadismo explícito perpetrados por Zé do Caixão e seus seguidores. Zé do Caixão é uma mistura de Dr. Frankenstein com um sacerdote asteca, com um psicopata assassino em série desses que pululam em filmes norte-americanos, com um clown de Shakespeare (com o devido lirismo louco, no dizer do poeta Manuel Bandeira). Será que há espaço, no cinema e no mundo contemporâneo, para um dândi satânico de cartola, capa preta, unhas exageradamente crescidas e um discurso cheio da retórica dos bruxos de velhos tempos? Talvez nunca tenha havido, nem nos anos 60, mas é justamente aí que sentimos melhor o drama de Zé do Caixão, tão arcaico e tão moderno.

Sim, moderno, porque seu discurso, ainda que emule as formas e fórmulas da antiga magia, é prenhe de um conteúdo descrente, niilista, materialista, relativista, ou seja lá o diabo que estiver em moda no pensamento de nossos tempos. O entusiasmo, a fé, o progresso buscado por Zé do Caixão são relativos tão somente à parca condição humana. Gerar um filho... Existe algo mais grandioso e, ao mesmo tempo, mais ridículo do que isso? Algo mais raro e, não obstante, tão banal? Partindo da condição humana, ele quer chegar ao seu ápice e ultrapassá-la. Mas até que ponto o ser humano pode se aproximar dos deuses – e deuses mortos já, graças à modernidade? Zé do Caixão atualiza e adapta o grande tema mítico da tragédia clássica: as ridículas tentativas de o homem possuir atributos “divinos” e a assombrosa tragédia que, inevitavelmente, advirá de tamanha ambição.

O cinema de Mojica é sério e não-sério ao mesmo tempo. Há algo nele de risivelmente naïf, mas algo também de assustadoramente lúcido. Um poeta disse que o homem tem vocação para a transcendência. Se é assim, José Mojica Marins tem uma verdadeira ânsia, e uma ânsia nauseabunda pela transcendência. Ainda que seja uma transcendência que elide Deus e o diabo, uma transcendência sábia de um homem simples que entende que a substância humana não é nada mais do que alimento para os vermes desta terra. Enfim, é um cinema com verdadeira substância, com todo o peso de uma visão de mundo, de uma vontade bem sedimentada, ainda que perfeitamente questionável, logicamente (não é este o ponto). O problema é que Mojica é da velha guarda já. Quem é que, hoje em dia, possui essa mesma substância? Cláudio Assis? Heitor Dhália? Pelo amor de Deus – ou do diabo... Cinema não é publicidade! (Quando é que vamos entender isso?).

Nenhum comentário: