sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Os Senhores do Crime


A violência extrema e explícita, nascida de uma situação absolutamente banal logo na primeira cena, já nos deixa bastante tranqüilizados: é mesmo um filme de David Cronenberg. Nas cenas seguintes, vamos dando as boas vindas de volta a todo o grafismo de corpos, vísceras e fluidos orgânicos que compõem a mesa do banquete do diretor desde Scanners – Sua Mente Pode Matar (1981). Os Senhores do Crime (“Eastern Promisses”, Reino Unido / Canadá / EUA, 2007) é a sua mais nova produção, a segunda com o ator Viggo Mortensen (o eterno Aragorn de “O Senhor dos Anéis”). Temos aqui uma fita de gângster, com os temperos especiais de Cronenberg, o que significa mergulhos profundos na podridão humana (tanto psíquica quanto social) com toques do bizarro e do violento, tudo muito visual e claro.

A linha narrativa, muito bem construída, parte de um ponto bem determinado, chegando a outros e desenvolvendo outras linhas, interseccionando tudo numa rede muito bem intrincada de acontecimentos e de personagens. Este caráter de thriller também perpassa a obra do diretor. Os filmes de Cronenberg (sejam eles dramas, filmes de crime ou ficção científica) pegam gêneros específicos e os transportam para onde eles jamais imaginariam que iriam parar: o cineasta estica os gêneros e os testa até o limite – dentro dos parâmetros do próprio gênero. Este experimentalismo também parece animar a obra de Paul Verhoeven, outro cineasta da violência e da mesma geração do diretor canandense. Contudo, se a violência de Cronenberg evoca Verhoeven, o seu gosto pelo bizarro e pelo quase surreal leva-o a se encontrar com um outro “colega”: o xará David Lynch.

O percurso do personagem protagonista nos filmes de Cronenberg é muito similar ao que vemos em Lynch. Em ambos temos, grosso modo, um personagem que, munido da melhor das intenções, adentra temerariamente um universo obscuro que ele não poderá jamais assimilar. Tampouco exercer qualquer controle, qualquer postura ativa sobre ele, ou sobre si mesmo, uma vez que está por demais inserido, mergulhado até o pescoço na lama. Dentro deste universo fechado e aberto ao mesmo tempo (que é, na verdade, o mundo), o personagem ficará completamente exposto a forças cuja malícia está muito além da sua pobre e inexperiente compreensão.

Suas aventuras nos subterrâneos da alma humana assumirão, portanto, um tom de forte estranhamento, quase surreal (ou propriamente surreal, no caso de Lynch). Este personagem é como uma Alice adulta no País das Maravilhas Macabras. E neste meio, Alice será assediada e vilipendiada das piores e mais inimagináveis formas possíveis. Quem mandou seguir o coelho toca adentro? É aí que percebemos o tributo que gente como Joel Schumacher e David Fincher devem ao diretor de Gêmeos – Mórbida Semelhança (“Dead Ringers”, 1988). Eis a “fábula” que é contada em quase todos os filmes de David Cronenberg. São variações de um mesmo tema, preste atenção. De Scanners, passando por A Mosca (“The Fly”, 1986) e eXistenZ (1999), até chegar em Marcas da Violência (“A History of Violence”, 2005) e neste Os Senhores do Crime.

A enfermeira inglesa Anna (a loira Naomi Watts) faz aqui as vezes daquela Alice adulta que mergulha num pesadelo inimaginável, porém bastante real. Pode-se até fazer alguma conexão com o papel que a atriz interpreta em Cidade dos Sonhos (“Mulholland Drive”, 2002), de David Lynch. No entanto, Anna não estará totalmente indefesa. Como a personagem de Lewis Carroll, ela canaliza seu medo para uma indignação que se expressa em corajosas atitudes de revolta e de enfrentamento, petulante até (mas sem deixar de ser, no fundo, assustado). Ela não desiste de fazer o que acredita ser justo e certo. Uma Alice mais indefesa e infantil (e sobretudo macabra) seria a prostituta adolescente Tatiana, “McGuffin” de toda a história.

Na verdade, Os Senhores do Crime está mais para algo do tipo Cidadão Kane no País das Maravilhas. Pois Tatiana aparece logo no começo do filme só para morrer, depois de dar a luz a uma criança nos braços de Anna, é lógico. Daí, as investigações que esta vai fazer para descobrir a identidade de Tatiana (ela tinha 14 anos) e reconstituir sua história serão feitas com base no diário da menina (em russo). O filme se ocupará do gradativo processo de tradução do caderno, cujas informações levarão Anna a entrar perigosamente no universo da máfia russa em Londres, que aliciara a adolescente. O interessante é que a narrativa do filme se passa toda no presente, sem qualquer flashback. Isto é, o espectador vivencia e conhece apenas o que os personagens daquele momento vivenciam e conhecem, e da mesma maneira. Tatiana não é mais do que uma presença virtual, mas de uma virtualidade pesada que provocará grandes e muito concretas transformações no real.

Assim como em Juno, um recém-nascido, que seria em princípio fruto de uma desgraça, tornar-se-á causa de acontecimentos positivos e da felicidade de várias pessoas, funcionando também como elemento de agregação, de unificação e conciliação entre pessoas das mais opostas e destinos dos mais estranhos uns aos outros, improváveis de se encontrarem um dia. Assim é o caso, para citar o exemplo mais evidente, do encontro entre Anna e o soturno gângster Nikolai Luzhin (Mortensen, numa interpretação cheia de personalidade que concorreu ao Oscar de melhor atuação). E o filme enfatiza o choque entre o universo burguês-trabalhador de Anna (do qual fazem parte a mãe e o tio com quem vive) e a “família” mafiosa de Nikolai.

Há uma cena que mostra bem isso: enquanto o tio de Anna dita a tradução do diário para a mãe da protagonista, esta chega, senta-se à mesa e dá uma péssima e perigosa notícia. A mãe fica preocupadíssima e diz à filha que deixe tudo para lá, pois aquele não é o mundo deles, eles são pessoas comuns. O tio, então, com grande comoção e apontando para o diário diz que Tatiana também era uma pessoa comum... Fim de papo. Por estas e outras (e principalmente pelo final), Os Senhores do Crime é um filme mais interessante, mais humano e esperançoso do que Marcas da Violência. É interessante considerar o equilíbrio entre o “mundo cão” e o “mundo Pollyana” como um sinal de maturidade. Bom trabalho!

2 comentários:

Ronald Perrone disse...

Cronenberg é um dos meus favoritos de sempre e Senhores do Crime é mais uma bela ode à violência. Já viu mais o que dele?

André Renato disse...

Até agora vi Scanners, A Mosca, eXistenZ, A Marca da Violência e este, naturalmente... Não consigo ter sorte em encontrar os outros filmes dele...

Ah, e esqueci de falar uma coisa no texto: Todo mundo concorda que Cronenberg é o melhor nome pra dirigir um próximo filme da série Alien, não é? Ou ele, ou Paul Verhoeven (apesar deste já ter feito Tropas Estelares, que pode funcionar como uma sátira à Aliens, O Retorno...), mas, pelo amor de Deus, chega de Jean Pierre Jeunet!!!...