domingo, fevereiro 24, 2008

80's Movies Rewind

Teen Wolf, 1985

Na Internet, quem procura acha. Existe um site chamado 80’S MOVIES REWIND, que é a maior coletânea de informações que já encontrei sobre filmes hollywoodianos dos anos 80 – especialmente aqueles que são os clássicos da Sessão da Tarde. O único ponto que pode ser negativo é o fato de a página ser totalmente em Inglês: se já é difícil, em alguns casos, lembrar o nome em Português daquela fita que a Globo passou no Supercine há uns 20 anos atrás, imagine fazer a associação com o título original... Mas o resto da rede pode ajudar bastante neste sentido.

80’S MOVIES REWIND é como uma enciclopédia on-line, com mais de 500 filmes catalogados em suas próprias páginas, ricas em dados dos mais diversos e completos, como: informações técnicas, sinopse, nota de avaliação, “trivia” (curiosidades), fotos, trailers, links, trilha sonora, guia de compras, dentre outras coisas.

Assim como o IMDB (Internet Movie Database) e como a Wikipedia, o site é aberto a contribuições e acréscimo de informações trazidas pelos próprios internautas, o que faz a coisa crescer bastante. O layout é dominado pelas cores e pelo design “trash” da época, uma homenagem bem interessante, como num bar temático; mas tem uma cara já meio velha para a rede (o site tem essa mesma estrutura há anos). Os editores prometem uma grande reformulação e modernização para breve...

Para quem pesquisa, ou escreve sobre Cinema, ou simplesmente para os curiosos, nostálgicos ou apaixonados de plantão, vale muito a pena dar uma conferida. Lá se acharão filmes deliciosos que trarão muitas sensações proustianas aos marmanjos, como:

Te Pego Lá Fora (“Three O’Clock High”, 1987);
Namorada de Aluguel (“Can´t Buy Me Love”, 1987);
Comando Para Matar (“Commando”, 1985);
Viagem ao Mundo dos Sonhos (“Explorers”, 1985);
Gotcha – Uma Arma do Barulho (“Gotcha!”, 1985);
Howard, O Pato (“Howard The Duck”, 1986);
O Último Americano Virgem (“The Last American Virgin, 1982);
O Último Guerreiro das Estrelas (“The Last Starfighter”, 1984);
Sem Licença para Dirigir (“License to Drive”, 1988);
O Sobrevivente (“The Running Man”, 1987);
Papai Noel: O Filme (“Santa Claus: The Movie”, 1985);
Curso de Verão (“Summer School”, 1987);
O Garoto do Futuro (“Teen Wolf”, 1985);
Tron – Uma Odisséia Eletrônica (“Tron”, 1982);
Mulher Nota 1000 (“Weird Science”, 1985);
The Wraith – A Aparição (“The Wraith”, 1986);
Trânsito Muito Louco (“Moving Violations”, 1985);
Marcas do Destino (“Mask”, 1985).

E todos os mais famosos e nunca esquecidos, como Curtindo a Vida Adoidado, a série Indiana Jones, a série De Volta para o Futuro, etc. Então, boa visita e boas lembranças! Ah, e boas lágrimas!...

http://www.fast-rewind.com/

Nenhum comentário: