tag:blogger.com,1999:blog-33704975.post115775879500830552..comments2023-10-17T05:58:17.476-03:00Comments on Sombras Elétricas: Cinefilia e CinéfilosAndré Renatohttp://www.blogger.com/profile/15840748955224564306noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-33704975.post-1158621134785679572006-09-18T20:12:00.000-03:002006-09-18T20:12:00.000-03:00Eu não levo a sério e dou muita risada desse "gost...Eu não levo a sério e dou muita risada desse "gosto médio culto". Mas o que me deixa puto é quando esse "gosto" é "ensinado" na Universidade. Na faculdade de Letras da USP tive alguns professores que propagavam esse gosto a respeito de livros e filmes. Mas há excessões (graças a Deus): no curso de Audiovisual da ECA-USP, tive um professor que tirava sarro desses pseudo-cultos.André Renatohttps://www.blogger.com/profile/15840748955224564306noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-33704975.post-1158490716527185192006-09-17T07:58:00.000-03:002006-09-17T07:58:00.000-03:00isso é o "gosto médio culto" e o pior que esses m...isso é o "gosto médio culto" e o pior que esses malandros ficam se achando melhor do que quem vê esses filmes.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-33704975.post-1157929280364688752006-09-10T20:01:00.000-03:002006-09-10T20:01:00.000-03:00De fato, isso é o melhor em Velozes... É um bom fi...De fato, isso é o melhor em Velozes... É um bom filme policial. Já fazia tempo que essas questões de lealdade e traição, trabalho espião não me comoviam (minimamente) em uma produção recente.André Renatohttps://www.blogger.com/profile/15840748955224564306noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-33704975.post-1157928837219901982006-09-10T19:53:00.000-03:002006-09-10T19:53:00.000-03:00O Dia Depois de Amanhã me incomodou por algumas to...O Dia Depois de Amanhã me incomodou por algumas tosquices narrativas, em que ficava claro quando o roteirista falava pela boca dos personagens, vide a parte sobre os livros, sobre a bíblia de Gutemberg. O primeiro Velozes e Furiosos foi um filme que achei bem razoável, pois conseguiu criar uma tensão e uma questão de honra entre os dois protagonista, tendo o ápice na cena final, que achei muito boa.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-33704975.post-1157928250136273612006-09-10T19:44:00.000-03:002006-09-10T19:44:00.000-03:00Pelo que a minha memória me permite lembrar neste ...Pelo que a minha memória me permite lembrar neste momento, o mais recente filme "industrial" que pode se elevar a categorias mais altas de arte´e mesmo o Tropas Estelares. Entretanto, exeistem vários outros com certos pontos positivos, que acho que não são de se jogar fora, como muitas vezes a "inteligentzia" faz, por exemplo: Eclipse Mortal (e também A batalha de Riddick), Velozes e Furiosos, O dia depois de amanhã. Adoro a coluna de Jorge Coli, na Folha de S. Paulo, que muitas vezes aponta aspectos mais artísticos e filosóficos nos filmes comerciais: um ótimo exemplo foi quando ele disse que Hell (filme de cadeia com Jean Calude Van Dame) funcionam melhor como filme (narrativo) do que Carandiru.<BR/><BR/>Concordo plenamente, deveria-se estudar mais o espaço da sala de cinema e o "estar" fenomenológico nesse espaço. Pra mim isso é fundamental. Só gosto de sentar um pouco mais à frente (mas nunca muito além do meio) em filmes como O dia depois de amanhã.André Renatohttps://www.blogger.com/profile/15840748955224564306noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-33704975.post-1157908084461669712006-09-10T14:08:00.000-03:002006-09-10T14:08:00.000-03:00há exemplos de figurões, 'autores', que nos último...há exemplos de figurões, 'autores', que nos últimos tempos têm se aproximado mais do cinema industrial, como Eastwood e Scorsese, e que põe em saia justa os que definem a priori por ideologia o que é bom ou ruim. há também Michael Mann, Shyamalan e irmãos Farelly, que são aclamados por certa crítica e que fazem parte do que seria cinemão. mas mesmo assim esses filmes continuam carregando um mínimo de 'honra', por terem uma 'autoria' como nos 'filmes de arte'. eu ia citar Meninas Malvadas, mas mesmo esse está resguardado pela autoria do Satuday Night Live. disse tudo isso só para falar que não consigo me lembrar ultimamente de um filme tipicamente industrial que tenha me agradado. <BR/><BR/>mas é que também há uma questão especificamente do cinéfilo de terceiro mundo, que é a econômica: quase sempre tem que fazer uma seleção do que se vai ver, geralmente se baseando em críticas favoráveis, por que a grana é curta, impedindo de fazer escolhas de maior risco.<BR/><BR/>Essa coisa do cinéfilo só sentar na frente dita pelo Jacques Aumont e citada no Sonhadores me incomoda. eu realmente não gosto de sentar na frente, não consigo sentir o filme direito, pois se torna mais um turbilhão de imagens poderosas do que qualquer outra coisa. deve haver, ou deveria haver, uma ciência positivista de onde se sentar no cinema, que equilibre a imersão e poder das imagens, com a capacidade de distanciamento e análise. provavelmente deve ser em algum lugar ali pro meio. abraços.Anonymousnoreply@blogger.com